Água dura de beber

Nunca, como agora, sentimos tanto na pele a reacção alérgica do planeta aos humanos.

Há três alergias a ferir a dignidade da nossa (T)terra: os plásticos no Mar, os contaminantes no Solo, os gases no Ar. Estão aqui três elementos, não vai faltar o quarto. Fica aqui prometido que falamos do fogo no próximo número.

Ao ofender a dignidade da Terra, ferimos também a nossa. A Terra não é nossa, nós somos terra. E as consequências para nós são sobejamente reais: plásticos e microplásticos em todos os animais, disruptores endócrinos e doenças feias nos órgãos reprodutores; climas mais agrestes com temperaturas do deserto e frios do ártico, em continentes que antes eram amenos…

Isto já sabíamos, era só um lembrete. Agora vamos arregaçar mangas: para reduzirmos os plásticos no Mar (a), para os contaminantes no Solo (b), e para o Ar temos os objectivos europeus a cumprir (c). Em relação à água queremos acrescentar mais uma gota: porque é que o direito à água não é ainda um direito humano (d)?

Num continente onde é tão difícil encontrar refúgio, por onde começamos quando queremos que a água seja um direito humano, quando há tantos humanos adultos e humanos crianças sem direito à dignidade? Sugestões para resolver este puzzle, alguém? Sugiro olharmos mais, e vermos. Mais, também somos Natureza.

(a) “30 dias sem plástico” in Âncora Verde

(b) “Legislação sobre solos contaminados na gaveta há 3 anos” in ZERO

(c) “E se as temperaturas subirem mais de 1,5º? ONU diz que será difícil viver no planeta” in Expresso

(d) “A água é essencial para a vida”, in A Directiva-quadro da água pela Comissão Europeia

Outros destaques:

https://multimedia.expresso.pt/ambiente2018/

http://earthcharter.org/invent/images/uploads/pdf-ready(portuguese).pdf

https://www.publico.pt/2018/12/14/ciencia/noticia/premio-pessoa-2018-1854722

https://www.apambiente.pt/dqa/assets/brochure_dqa.pdf

http://www.oikos.pt/pt/participe/envolva-se-em-campanhas-de-mobilizacao/item/1333-campanha-right-to-water-água-e-saneamento-são-direitos-huma

https://www.alainet.org/pt/articulo/191676

https://eur-lex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:9bf48961-b030-11e3-86f9-01aa75ed71a1.0011.04/DOC_1&format=PDF

http://www.stal.pt/index.php/arquivomenu/948-consagrar-o-direito-humano-%C3%A0-%C3%A1gua-na-legisla%C3%A7%C3%A3o-comunit%C3%A1ria.html