José Mujica

José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica é um agricultor e político uruguaio, tendo sido Presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Defende como filosofia viver com o que é necessário e justo.

Entrevista a José Mujica inserida no filme Human de Yann Arthus-Bertrand:

“Pensávamos que era só chegar ao governo e construir uma sociedade mais justa. Descobrimos que isso é impossível. A verdadeira transformação política deve acontecer de baixo para cima, com a democracia.”

“Inventamos uma montanha de consumos supérfluos. Compra-se e descarta-se. Mas o que se gasta é o tempo de vida. Quando compro algo, ou você compra, não pagamos com dinheiro, pagamos com o tempo de vida que tivemos que gastar para ter aquele dinheiro. Mas tem um detalhe: tudo se compra, menos a vida. A vida se gasta. E é lamentável desperdiçar a vida para perder a liberdade.”

“Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo apenas com o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.”

 “A humanidade sacrificou os deuses imateriais e ocupou o templo com o ‘deus mercado’, que organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos a frustração, a pobreza, a autoexclusão.”

José Mujica nasceu no bairro de La Arena, em Montevidéu, Uruguai, no dia 20 de Maio de 1935. Frequentou o ensino primário e secundário na escola pública do seu bairro. Ficou órfão de pai ainda jovem, colaborando para o sustento da família com o cultivo  e a venda de flores.

Em 1956, Mujica iniciou sua militância política no Partido Nacional, ascendendo a secretário geral. Em 1967, juntou-se ao Movimento de Libertação Nacional, um grupo de guerrilheiros Tupamaros que lutavam contra a ditadura. Foi preso quatro vezes, torturado e passou quase 15 anos na prisão, entre 1972 a 1985, coincidindo a sua libertação com o fim da ditadura militar.

Juntamente com outros antigos líderes dos Tupamaros, Mujica criou o Movimento de Participação Popular (MPP) dentro da Frente Ampla. Em 1994, foi eleito deputado e em 1999, foi eleito senador. Em 1 de Março de 2010 venceu as eleições presidenciais do Uruguai.

Pepe Mujica rejeitou os benefícios da presidência e recusou-se a viver no palácio presidencial. Reduziu a pobreza de 37% para 11%. Apoiou a legalização do aborto e a legalização da Cannabis. Assinou a lei que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em 2015, Mujica encerrou os seus cinco anos na presidência do Uruguai. Continua a viver no campo, a cultivar as suas hortaliças e flores, numa casa simples e a conduzir o seu carocha de 1978. Doa mais de 90% de seu salário para obras sociais. (Fonte:https://www.pensador.com/autor/jose_mujica/biografia/)

https://observador.pt/seccao/mundo/america/uruguai/jose-mujica/

Ver:

Documentário biográfico: El Pepe, uma vida suprema:

Lançado em 2018, realizado pelo cineasta sérvio Emir Kusturica que considera Mujica “o último herói da política”.

Filme: Uma Noite de 12 anos”, de Alvaro Brechner, lançado em 2018, retrata os anos de encarceramento de Mujica durante a ditadura militar:

Ler:

https://observador.pt/seccao/mundo/america/uruguai/jose-mujica/

https://www.dinheirovivo.pt/buzz/10-frases-de-mujica-para-pensar-durante-o-fim-de-semana/