Tertúlia – “O princípio de novos começos…”

Justificação

Vivemos tempos inéditos, numa quase suspensão temporal, associada a uma reclusão social forçada. É um tempo complexo. A ansiedade, o receio e o isolamento abrem brechas. Certamente que esta nova experiência irá moldar novos comportamentos e atitudes. Não seremos certamente os mesmos, como a sociedade não será igual.

Julgar que podemos recomeçar a vida no ponto que deixámos será uma ilusão. Novos desafios, velhos e novos problemas terão de ser reavaliados sob uma nova perspectiva e olhar.

Suscitar a reflexão, a troca de ideias, pareceres é o objectivo desta “Tertúlia” adaptada às contingências actuais, tendo com mote as palavras de Innerarity: “No reino dos seres vivos, o ser humano é o único que sabe que há futuro. Se os humanos se preocupam e esperam é porque sabem que o futuro existe, que ele pode ser melhor ou pior e que isso depende, em certa medida, deles próprios. Mas saber isto não implica que eles saibam também, o que devem fazer com esse saber. E reprimem-no com frequência, porque pensar no futuro distorce a comodidade do agora, que costuma ser mais poderoso do que o futuro porque é presente e porque é certo; o futuro é, em contrapartida, uma coisa que tem de ser imaginada antecipadamente e que por isso mesmo é sempre incerta. (Innerarity, Daniel (2011). O Futuro e os seus Inimigos. Alfragide: Teorema, p.9)

Modo de funcionamento:

1.º Momento

  • Partilha de um pequeno texto de um autor selecionado à guisa de contextualização, questionamento, reflexão
  • Lançamento de uma questão;
    • Serão enviados por email a cada um/a.

2.º Momento

  • Cada Tertuliano estrutura a sua resposta, comentário, parecer, questões, até um máximo de 250 caracteres.

3.º Momento

  • Na secção “Tertúlia: O princípio de novos começos… “do Blog “Dissonâncias” . (https://dissonancias.pt/ são publicados o texto, a questão e as respostas.

4.º Momento

  • É elaborada uma súmula que reúna as ideias coincidentes, outas que sejam pertinentes e questões de fundo que surjam.
  • Essa súmula pode servir de base para o lançamento da questão ou questões seguintes.

Este será o formato Tertuliano possível neste período de isolamento social. Posteriormente, adoptava-se o formato tradicional, presencial.